9 coisas com que os cães devem ter contato e aprender a conviver



Todo cachorro deve ser exposto a determinadas situações para que aprenda a se socializar e não fique com medo de tudo. Veja a lista de 9 coisas com que os cachorros devem ter contato e aprender a conviver.

1. Crianças 

As crianças podem ser o maior desafio de um cachorro, porque costumam ser barulhentas, se mexem bastante e podem dar trabalho a ele. Tente fazer com que seu cão tenha encontros agradáveis com crianças de todas as idades, mas é importante ensinar como a criança deve lidar com ele, para que ela não tente agarrar ou puxar seu rabo.

2. Pessoas idosas 

É preciso ensinar o cachorro a não pular nos idosos, porque isso pode causar um acidente. Além disso, é importante mostrar ao cão que ele não precisa ter medo da bengala ou de um andador, por exemplo.

3. Coisas com rodas 

Pode ser bicicleta, carro, cadeira de rodas ou skate: a maioria dos cachorros tem algum tipo de reação com eles. Enquanto alguns têm medo, outros tentam perseguir. Nenhuma dessas reações é positiva ao animal, então desde filhote o cachorro deve ser ensinado que não precisa ter medo, mas não deve correr atrás.

4. Outros animais 

Mesmo que você não tenha outros animais, é muito provável que seu cachorro tenha algum contato com outro bicho durante sua vida. Então, quanto mais contato ele tiver, melhor. É claro que sempre deve ser de maneira positiva e sem nenhum perigo aos animais.

5. Sons 

Como o ouvido dos cães é muito apurado, sons muito altos sempre incomodam. Mas é importante que eles se acostumem com sons como trovoadas, fogos de artifício, aspirador de pó etc. Fique calmo para mostrar que ele pode se sentir seguro.

6. Outros cachorros 

Nem todos os cachorros sabem se comportar perto de outros cães. Alguns podem ter medo e outros podem querer atacar. Por isso, eles devem ter contato com amigos caninos desde cedo.

7. Manuseio 

Acostume seu cachorro a ser tocado - dessa maneira, ele não vai estranhar tanto quando precisar ser examinado pelo veterinário ou tiver de ter as unhas cortadas, por exemplo.

8. Homens ou mulheres 

Se você é tutor(a) de um cachorro e é solteiro(a), não se esqueça de fazer com que ele tenha contato com pessoas do sexo oposto.

9. Superfícies estranhas 

Os cachorros têm o tato muito sensível. Leve seu cão para andar em todos os tipos de superfícies, como carpete, concreto, piso de madeira, grama etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário