Tutor não deixa câncer de cão impedir de levar o animal para passear



Há oito anos, Joey Maxwell e sua mulher adotaram o golden retriever Maverick, que havia sido abandonado ainda filhote pelos "tutores" anteriores – ele amargou cerca de três meses sozinho no mato. Maxwell acolheu o novo membro da família com muito amor.

Infelizmente, dois anos atrás, o cão foi diagnosticado com um linfoma. Após sessões de quimioterapia, o câncer regrediu, porém, retornou há dois meses. Uma crise impossibilitou o peludo de andar há algumas semanas.

"Não achamos que ele conseguiria sair dessa", disse Maxwell ao site The Dodo. Os tutores resolveram, então, fazer de tudo para que o cão aproveitasse seus últimos tempos de vida. "Não queremos que ele nos veja tristes. Pensamos em tirá-lo de casa, recebendo a atenção de todos, como gosta. Ele adora ser amado."

Maxwell comprou um carrinho para carregar Maverick para lá e para cá. Colocou um colchãozinho, um cobertor e o peludo em cima. A alegria, ao sair de casa, foi instantânea. Os passeios são agora diários. Maverick ainda está debilitado, mas mostra evolução – consegue até se sentar.

Não se sabe quanto tempo o cão ainda tem pela frente, mas está forte o suficiente para começar novamente as sessões de quimioterapia. "É um conforto ver que ainda podemos fazê-lo feliz", afirma o tutor.

Uma página no Facebook, Everybody Loves Maverick ("Todo mundo ama o Maverick", em tradução livre), permite acompanhar o dia a dia de Maverick.









NOTAS DA NATUREZA EM FORMA:

1. Leia também: 



2. Quem adota um animal deve saber que ele, assim como nós, pode ficar doente e certamente ficará velho. Quem pensa em adotar um animal só deve fazê-lo se tiver total consciência de que será responsável por uma vida até o final, seja em qual circunstância for.

Em um mundo ideal, a história de Maxwell e Maverick nem ganharia o noticiário, pois seria apenas mais uma história de um tutor que cuida bem de seu animal, inclusive e principalmente se ele ficar doente.

Mas como diariamente vemos (ou ficamos sabendo de) casos de pessoas irresponsáveis que abandonam seus animais após eles ficarem doentes ou velhos, essa é uma história que realmente vale ser compartilhada.

Apenas fazemos duas ressalvas no caso de um animal com câncer como Maverick:

1. Quimioterapia é um tratamento muito pesado, que por vezes debilita mais do que traz melhorias. Nós, da Natureza em Forma, trabalhamos também com homeopatia, inclusive com animais com câncer, e observamos resultados muito bons. Claro que cada caso é um caso, mas a medicina homeopática é uma alternativa que precisa ser considerada – tanto para animais quanto para humanos;

2. Pelas fotos, Maverick realmente parece feliz com o passeio, mas o tutor de um cachorro como ele, que não pode mais andar, deve sempre ter a sensibilidade de avaliar se o passeio está mesmo fazendo o animal feliz e não lhe desgastando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário