Brasil recicla 98% das latinhas de alumínio de bebidas

    Foto: Setor Reciclagem


O índice de reciclagem das latinhas de alumínio de bebidas no Brasil atingiu 97,9% em 2015, com um total de 292,5 mil toneladas de latas recicladas, quase a totalidade das embalagens colocadas à venda. Os dados, divulgados em 28 de outubro de 2016, são da Associação Brasileira do Alumínio (Abal) e da Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alta Reciclabilidade (Abralatas).

De acordo com as duas entidades, somente na coleta da latinha foram injetados cerca de R$ 730 milhões na economia brasileira. "O valor equivale a quase um milhão de salários-mínimos por ano, confirmando a importância da reciclagem para a geração de emprego e renda para os catadores de materiais recicláveis", destaca o coordenador do Comitê de Mercado de Reciclagem da Abal, Mario Fernandez.

Segundo a entidade, a reciclagem das latinhas consome apenas 5% da energia que seria utilizada para sua produção a partir do alumínio primário, extraído da bauxita. "A economia de energia gerada nessa reciclagem atenderia à demanda residencial anual de energia de um estado como Goiás", afirma Fernandez.




NOTA DA NATUREZA EM FORMA:

Essa é realmente uma ótima notícia, mas ainda há muito o que melhorar. Esperamos que o êxito da reciclagem das latinhas de alumínio se repita com outros materiais recicláveis (plástico, papel, vidro e metais), eletrônicos (pilhas, baterias e celulares), medicamentos e óleo de cozinha.

A coleta gratuita de lixo seletivo é obrigação do município e direito do cidadão. Informe-se na prefeitura da sua cidade sobre os locais de descarte dos materiais citados acima. Caso esse serviço não esteja disponível, cobre do seu prefeito. Algumas ONGs e empresas em diversos estados do Brasil também fazem a coleta gratuitamente (veja aqui).

Já o governo federal deveria ter políticas públicas para o reaproveitamento de todo o material que é descartado diariamente, não só garantindo a transformação do que poderia ser poluente e danoso para o meio ambiente em algo que, ao contrário, irá gerar formas alternativas de energia e evitar derrubada de árvores (no caso do papel), entre outros benefícios para o País e para o planeta, como também propiciando às pessoas envolvidas (como os catadores) uma vida mais digna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário