Além do carnismo




Por Paulo Furstenau*


Por que Amamos Cachorros, Comemos Porcos e Vestimos Vacas. Esse é o nome do livro da psicóloga social e ativista vegana norte-americana Melanie Joy, que pesquisou durante 20 anos a psicologia de comer animais

Criadora do termo 'carnismo', "a ideologia invisível que nos condiciona a comer certos animais", Melanie apresentou uma palestra bastante esclarecedora para a TED Talks, intitulada Além do Carnismo e em Direção a Escolhas Alimentares Racionais e Autênticas.

"Por que alguns poucos animais são elegíveis para serem comidos? Por que comemos esses e achamos nojento comer outros? Por que não achamos estranho acariciar um cachorro com uma mão enquanto comemos uma costela de porco em nossa outra mão? Uma costela de porco que já foi um animal que era tão senciente e inteligente quanto o cachorro."

"1,2 bilhão de animais de fazenda morrem todas as semanas em todo o mundo, ou seja, morrem mais animais de fazenda em uma semana do que já morreram pessoas em todas as guerras de toda a história da humanidade."

Esses são apenas alguns trechos dessa palestra que todos os seres humanos deveriam assistir e começar a pensar sobre aquilo que diariamente fazem sem pensar. "Todos os dias podemos escolher não nos envolver nesse comportamento", lembra-nos Melanie.


Assista ao vídeo (compartilhado do canal do Vista-se).







*Paulo Furstenau é jornalista voluntário da Associação Natureza em Forma

Nenhum comentário:

Postar um comentário