Mundo vegano: conheça os 9 países que mais praticam o veganismo atualmente



O mundo está se "veganizando", sabia? Pois é, a ideologia que estimula a preservação de todos os animais, principalmente em nosso uso alimentar, cresce cada dia mais pelos quatro cantos do planeta. O portal do Mercy for Animals ranqueou os nove países que mais ganham adeptos e praticantes do veganismo atualmente.

O veganismo é uma ideologia motivada muito além da alimentação. Contudo, não podemos negar, muitos adeptos iniciam a causa motivados pelo consumo, sobretudo de carne animal, mostrando que é possível manter uma estilo de vida equilibrado e nutricionalmente substancioso preservando as espécies. O fato é que o interesse no veganismo estabelece as mais diferentes razões que contribuem para esse desenvolvimento, incluindo a compaixão em relação aos animais, o impacto ambiental e, claro, as preocupações com a própria saúde.

"Vejo o veganismo crescer a cada dia pelo aumento da procura por atendimento no consultório de nutrição. As pessoas estão muito preocupadas com a vida dos animais e também com o meio ambiente e por isso vão até o consultório de nutrição para aliar seu estilo de vida com uma boa alimentação. A velocidade em que estabelecimentos veganos inauguram e a rapidez em que a indústria de alimentos industrializados cria opções veganas para os supermercados indicam que o veganismo está em expansão e quem ignorar perderá uma boa oportunidade de aproveitar esse mercado", destaca a nutricionista Jéssica Stein, da Clínica Nutrissoma Porto Alegre, especialista em atendimento clínico e alimentação vegetariana.

Veja os países onde mais cresce o veganismo.

1. Espanha
Apesar da reputação de grandes consumidores de carne, os espanhóis começam a se adaptar às novas formas de alimentação. Um artigo publicado no jornal britânico The Guardian destacou a crescente população de vegetarianos e veganos no país. "Nos últimos anos, como o número de restaurantes veganos e vegetarianos vem duplicando na Espanha, há sinais de mudança. A ideia de que devemos pelo menos reduzir o consumo de carne é cada vez mais comum na Espanha, como em muitas outras partes da Europa", destaca a publicação.

2. Reino Unido
Pesquisas apontam que um em cada oito adultos britânicos segue as diretrizes vegetarianas ou veganas. Doze por cento do total da população decidiu abandonar a carne, número que cresce para 20% entre as pessoas com idades entre 16 e 24.

3. Suécia
Cerca de 10% do país se identifica como vegetariano ou vegano. De acordo com pesquisas da Animal Rights - Suécia, nos últimos cinco anos, o número de vegetarianos aumentou 4% no país.

4. Israel
Em relação à quantidade per capita, Israel pode ser considerada a "capital vegana do mundo". Artigo publicado pela Jspace News mostra a crescente população de veganos no país, estimando-se cerca de 300 mil pessoas, 4% da população total.

5. Índia*
Em 2013, a cidade indiana Palitana tornou-se a primeira cidade vegetariana no mundo, onde é proibido o abate de animais, assim como a venda de carne e ovos.

6. Alemanha
Possui cerca de sete milhões de vegetarianos e vem experimentando uma demanda crescente por produtos à base de plantas. No país, existe uma cadeia de supermercados veganos – Veganz, que tem como meta a abertura de 60 lojas até 2020, devido à demanda popular.

7. Canadá
Os resultados de uma pesquisa de consumo de alimentos refletem queda de quase 10% do consumo de carne desde 2001.

8. Estados Unidos
Pode acreditar: o país do hambúrguer também se adequou ao veganismo! Nos EUA, os investidores privados estão investindo milhões em startups de alimentação vegana. A empresa global de pesquisa de mercado Mintel recentemente descobriu que 36% dos americanos compram alternativas à carne, como o abacate.

9. Nova Zelândia
O número de veganos na Nova Zelândia também cresce rapidamente, e, de acordo com um artigo recente no New Zealand Herald, o aumento é alimentado por uma motivação para ajudar a prevenir doenças, degradação ambiental e sofrimento dos animais em fazendas industriais.

E o veganismo no Brasil? Está em qual lugar?

Ainda não há dados concretos e oficiais sobre o número de veganos no Brasil, contudo, uma pesquisa Ibope, realizada em outubro de 2012, revelou que 8% da população brasileira se declara vegetariana. Em número de restaurantes vegetarianos, a cidade de São Paulo é a que mais possui opções, abrigando mais de 60 opções.

"O que impede o veganismo de crescer ainda mais é o despreparo de muitos profissionais da saúde em orientar pessoas veganas. Muitas pessoas querem mudar, mas têm receio de que a saúde não fique em bom estado. Já sabemos que a alimentação vegana é segura para todas as fases da vida, portanto, quem deseja deixar a carne de lado deve procurar profissionais que entendam do assunto", ressalta a Dra. Jéssica Stein. 

Mapeamento vegano

Um projeto que vem de Brasília pode ajudar a mudar essa situação. Chama-se Mapa Veg e tem o objetivo de receber cadastros de vegetarianos do Brasil todo. Mais de cinco mil pessoas já se cadastraram. Saiba mais: mapaveg.com.br.



*NOTA DA NATUREZA EM FORMA:

A nova prefeita de Turim, na Itália, pretende criar a primeira cidade vegana no país. Leia aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário