Gary Yourofsky e algumas lições essenciais para a vida

“Consumidores de carne acham normal consumir violência e morte. 
Como você se sentiria se, no dia em que você nasceu, alguém já tivesse planejado 
o dia da sua execução?” (Foto: ADAPTT)


Gary Yourofsky é um ativista norte-americano que já foi preso 13 vezes e expulso de cinco países em sua luta pelos direitos dos animais. Com o propósito de conscientizar as pessoas, apresentou quase três mil palestras em escolas dos EUA e Israel. Publicamos aqui uma delas. Abaixo, um resumo dos principais tópicos.







Sobre "abate humanitário"

“Vocês realmente acham que existe algo como ‘abate humanitário’? Qual é exatamente sua definição de ‘humanitário’? Além de abusos psicológicos, tortura, esquartejamento e assassinato, o que mais vocês acham que acontece com os animais dentro de um abatedouro? Massagem na barriga e tapinhas no bumbum? Porque se vocês acham que existe algo como ‘abate humanitário’, estou curioso se vocês também acham que existe algo como ‘estupro humanitário’, ‘pedofilia humanitária’, ‘escravidão humanitária’. Que tal um ‘holocausto humanitário’? Aliás, qual sua definição para holocausto? É o massacre de seres humanos ou o massacre de seres inocentes?”

Sobre anatomia

“Ao contrário de dogmas políticos e religiosos, os animais não nos pertencem. Eles não são mercadorias. Não são propriedade. E não são seres sem vida, meros objetos estúpidos que não pensam nem possuem sentimentos. Se todos nós concordamos que os animais usam seus olhos para ver, ouvidos para ouvir, narizes para cheirar, bocas para comer, pernas para caminhar, penas para voar, barbatanas para nadar, genitais para procriar, intestinos para defecar, fico perplexo em ver como a maioria das pessoas não acredita que eles usem seus cérebros para pensar, sentir, serem racionais e estarem conscientes do ambiente e de si mesmos. Devo mesmo acreditar que todas as partes do corpo de um animal funcionam bem, menos o cérebro?”

Sobre propaganda

“A propaganda tendenciosa dos abusadores de animais é enorme. Por exemplo, quando foi a última vez que vocês ligaram a TV e viram um comercial de cogumelos shitake? Pessoas cantando e dançando pelas ruas, celebrando comer cogumelos? E brotos de alfafa? Quinoa? Rabanetes? Framboesas? Tofu? Vocês não veem essas coisas em propagandas de TV. O que vocês veem então? ‘Coma mais carne! Coma mais queijo! Beba mais leite de vaca! Coma mais ovos!’ E o que vocês veem entre esses comerciais? 'Precisa ver um médico especializado em câncer? Que tal um médico de coração? Precisa dos remédios X, Y, Z? Precisa de pílulas para emagrecimento? Que tal algumas bebidas energéticas? Remédios para má digestão?' Vocês têm sido enganados. Eles estão te matando, matando os animais e acabando com o planeta.” 

Sobre a perda da inocência 

“Tudo o que quero é reconectar as pessoas com os animais. Fazer acordar algumas emoções, sentimentos e lógica que foram intencionalmente enterrados por nossa sociedade. E quando digo ‘reconectar’ é porque cada um nesta sala já foi um defensor dos animais em algum momento da vida, um real amigo do reino animal. Isso foi quando éramos crianças. Quando admirávamos os animais e eles nos faziam rir e sorrir, nos faziam felizes e nós faríamos qualquer coisa para fazê-los ficarem felizes também, protegê-los de qualquer crueldade, ou pelo menos reconhecer a crueldade pela qual eles estivessem passando. Se alguém fizesse algum mal a um animal na nossa frente, iríamos gritar e chorar. Tudo porque conseguíamos distinguir o certo do errado no que diz respeito a tratar os animais. Até que um dia alguém nos ensinou diferente, nos fez ignorar o sofrimento deles, inventar uma desculpa para o fato de eles estarem sofrendo. O que aconteceu para que mudássemos de ideia? Quem nos ensinou a ser tão maus, cruéis e indiferentes com os animais, se antes eles eram nossos amigos?" 

Sobre especismo 

"O ódio, em sua forma mais pura, é ensinado. Racismo, sexismo, homofobia, antissemitismo, misoginia são todos comportamentos aprendidos. Quando tínhamos dois, três, quatro anos, não nos importávamos com a cor da pele ou religião dos nossos amigos. O ódio é ensinado, e com o especismo não é diferente. Gostaria de definir essa palavra com um ponto de vista sem ética e sem princípios, segundo o qual a espécie humana tem todo o direito de explorar, escravizar e assassinar outras espécies. E tudo porque acreditamos que nossa espécie é tão mais especial, tão mais superior que as outras. Somos os únicos que contam, os únicos que importam. Essa não é a linha de pensamento de todas as formas de discriminação? Um grupo dizendo e achando que é mais especial que todos os outros, explorando-os, oprimindo-os e negando-lhes qualquer direito de liberdade? Tratando-os como propriedade, escravizando em muitos casos e até mesmo assassinando sem receber qualquer punição? E é preciso entender algo sobre a discriminação: nunca é normal escolher uma ou outra forma de discriminação para ser contra, tipo ‘racismo é ruim, mas especismo tudo bem’. A discriminação em si é ruim ou não é. Ou você é contra ou a favor de todas as formas, não dá para ficar escolhendo aquelas formas que achar pertinente." 

Sobre empatia 

“Coloque-se no lugar dos animais e comece a ver a questão sob o ponto de vista deles, sob o ponto de vista das vítimas. Quando você examina qualquer forma de injustiça, sejam as vítimas seres humanos, sejam animais, lembre-se do ponto de vista da vítima. Porque quando você não é a vítima, fica bem fácil racionalizar e inventar uma desculpa para justificar atos de crueldade, injustiça, desigualdade, escravidão e até mesmo assassinato. Mas quando você é a vítima, as coisas são bem diferentes desse ângulo.” 

Sobre convivência 

"Tenho plena consciência de que os animais estão vivendo e morrendo apenas porque estamos neste planeta com eles. Construímos casas em meio a seus lares. Poluímos o ambiente deles. Destruímos seus habitats. Existe alguma razão para maximizarmos o sofrimento? E maximizar a crueldade e a morte pelas quais eles já passam ainda por cima comendo eles?" 

Sobre fisiologia 

"Vocês sabiam que, fisiologicamente, o corpo humano é 100% herbívoro? Somos comedores de plantas! O comprimento dos nossos intestinos é cerca de sete a 13 vezes o comprimento do nosso tronco, a mesma proporção presente em todos os herbívoros deste planeta. E qual o tamanho do intestino de um verdadeiro carnívoro (hienas, coiotes, ursos, tigres, leões etc.)? Apenas três a seis vezes o tamanho de seus troncos. Eles têm um intestino curto para que possam rapidamente empurrar através dele a carne animal em decomposição, por isso é impossível para qualquer comedor de carne legítimo ter suas artérias entupidas. E qual é o assassino número um de humanos que escolhem comer carne, queijo, leite e ovos? Doença cardíaca por artérias entupidas. 

Humanos e outros herbívoros suamos pelos nossos poros para nos refrescar, não arfamos como cães, gatos e leões. Não temos garras em nossas mãos, garras são marca registrada dos carnívoros e onívoros. Temos enzimas digestoras de carboidratos em nossa saliva – apenas herbívoros têm isso, o que significa que deveríamos estar comendo muitos carboidratos, como frutas e vegetais. 

Nossos dentes são largos, curtos e chatos, assim como os dentes de outros herbívoros. E quanto aos caninos? A maioria dos herbívoros tem caninos, assim como incisivos e molares, pois não seria possível comer frutas duras como maçãs sem esses dentes. Nossa mandíbula vai de um lado para o outro, em um movimento deslizante de mastigação. Se vocês mastigam e deslizam a mandíbula enquanto comem, vocês são herbívoros. As mandíbulas de carnívoros e onívoros se movimentam apenas de cima para baixo, verticalmente, para rasgar a carne e engolir, sem mastigação ou deslizamento lateral." 


Dois desafios


    Foto: Pixabay


"Se alguém acredita que humanos são carnívoros, proponho dois desafios:

1. Vão até lá fora, encontrem um esquilo, corram atrás dele, pulem sobre ele e peguem-no com a boca. Sem ferramentas, armas ou gaiolas. E quando tiverem matado o esquilo em suas bocas, comam ele. Olhos, nariz, rosto, dedos, ânus, órgãos internos, sangue, pele, e cérebro. Não podem escolher qual parte do corpo comer, não podem cozinhar. 

2. Coloquem uma criança de dois anos em um berço junto com um coelho e uma maçã. Se a criança comer o coelho e brincar com a maçã, me avisem." 


Sobre discursos pacifistas 

"Quando vocês se sentarem no conforto das suas salas e começarem a condenar as atrocidades cometidas e existentes em outros lugares, isso é simplesmente papo furado. O veganismo é uma chance que vocês têm de realmente fazer alguma coisa real sobre essa compaixão sempre propalada por todo mundo. Essa é a chance de mostrar aos outros o quão verdadeiramente pacíficos vocês são. Essa é a chance para uma revolução pessoal. Para deixar sua marca neste planeta causando o mínimo de dano possível."

Sobre alimentação 

Os humanos têm zero instinto carnívoro, todos nascemos naturalmente veganos. Só adquirimos gosto por carne, queijo, leite e ovos porque eles nos são empurrados goela abaixo durante a infância. Peço a vocês que façam o que é natural: comam o que vem da terra. Toda vitamina, mineral e nutriente que existe, proteína, cálcio, ferro, potássio vêm de uma fonte original, e não são os animais. Vocês estão cientes de que comem os animais depois de eles terem comido da terra? As vacas comem um pouco da grama do solo, então as enviamos para confinamentos e alimentamos elas com a maior parte do nosso milho, aveia, trigo e soja, e fazemos o mesmo com porcos, frangos e perus. Parem de obter seus nutrientes do corpo de alguém. Vão direto às fontes: frutas, vegetais, nozes, sementes, grãos, legumes, essas coisas não vão te fazer mal, não causam doenças e, mais importante, não machucam ninguém no processo. Mas quando alguém consome aquilo que anda, voa, nada, isso é anormal. De onde vocês acham que vêm as doenças? Do brócolis? Aspargos? Couve? Morango? Banana? Abacate? Tomate? Etc.? 

Sobre contaminação de E. coli e salmonella, que ocorrem algumas vezes com vegetais, saibam que elas vêm de fezes, humanas e de animais." 

Sobre proteína animal 

"A proteína animal é muito ácida para o corpo humano, não a processamos corretamente. É a principal razão de um em cada três comedores de carne continuar a ter câncer e uma das principais causas de osteoporose. Quando a proteína animal entra no corpo humano, torna nosso sangue instantaneamente ácido. Se nosso sangue fica ácido por muito tempo, morremos. Então nosso corpo tem que descobrir imediatamente como neutralizar a acidez. A boa notícia é que nosso corpo descobriu como neutralizar a acidez. A má notícia é que por enquanto só há uma maneira de fazer isso: usando fosfato. E só existe uma fonte de fosfato no corpo humano: ossos. Nossos ossos são formados por cálcio e fosfato, juntos. Assim, nosso corpo suga cálcio e fosfato dos ossos, usando o fosfato para neutralizar a acidez, enquanto o cálcio é eliminado pela urina. Por isso, todos os estudos epidemiológicos mostram que as sociedades que consomem maior quantidade de proteína animal têm os maiores índices de osteoporose, fraturas ósseas e câncer. Por outro lado, as sociedades que consomem pouca ou nenhuma proteína animal – veganos, vegetarianos, hindus, budistas, jainistas, rastafáris, adventistas – têm baixas ou nenhuma taxa de osteoporose, fraturas e câncer." 

Sobre divergências entre estudos 

"Para cada estudo que vocês me mostrarem que humanos precisam comer carne, queijo, leite e ovos, eu rebato com dois. Uma proporção de dois para um mostrando que carne, queijo, leite e ovos são responsáveis pelas principais doenças." 

Sobre a fome mundial 

"65% dos grãos do mundo são reservados, todos os anos, para alimentar 53 bilhões de animais terrestres e dezenas de bilhões de animais marinhos (hoje, existem fazendas de peixes) que são mortos para serem comidos pelos humanos, em vez de usar esses alimentos para 6,5 bilhões de pessoas. Façam as contas. Além disso, a causa número um para a poluição ambiental, do ar e da água, desmatamento, emissões de gases e efeito estufa é a agricultura animal." 

Sobre o sabor 

"Por que parei de comer carne? [Yourofsky tornou-se vegano aos 25 anos.] Não foi pelo sabor, pois adoro gosto de carne, leite, queijo. Foi por ética, moralidade, decência, compaixão com os animais com quem compartilho este planeta. Mas nunca foi tão fácil ser vegano. Além dos alimentos naturais – grãos, legumes, verduras, frutas -, hoje vocês podem ter o mesmo cheiro, sabor e textura de carne, queijo e leite sem eles. Há versões veganas para todos os produtos que vocês gostam de comer, feitas a partir de soja, trigo, arroz e vegetais." 

Sobre a composição da carne, leite e ovos 

"A carne tem cinco componentes: sangue, carne, veias, músculos e tendões: é o corte cadavérico de um corpo desmembrado. Como as pessoas não consideram isso grosseiro e repugnante? 

E sobre uma certa bebida, um líquido que escorre para fora das entranhas das vacas, uma secreção que escorre das glândulas mamárias de um outro ser, que, aliás, é cheia de pus? Quando as máquinas são conectadas nas tetas das vacas, três vezes por dia, sugando-as até secar, causam muitas infecções no interior e exterior das tetas. E ainda são adicionados hormônios de crescimento bovino, para que elas forneçam grandes quantidades de leite, que sempre causam outra infecção. A máquina não sabe o que não sugar, ou seja, há pus, muco e infecções dentro do seu leite. Sim, o leite é pasteurizado. Mas a pasteurização não é um processo de remoção, mas sim de sanitização. A indústria de laticínios usa o termo ‘contagem de células somáticas’ para se referir ao pus (saiba mais aqui). 

Vocês sabem o que realmente é um ovo de galinha? Não, não é um embrião ou feto abortado, pois o ovo não é fertilizado, portanto não pode ser nenhuma das duas coisas. A galinha é uma fêmea, portanto, o que é um ovo não fertilizado através de um sistema feminino? É parte de seu ciclo menstrual, é a menstruação da galinha. 

E o que é o mel? Ele vem diretamente do estômago da abelha, sendo regurgitado diretamente através de sua boca. O mel é o vômito da abelha. 

A dieta padrão de um 'carnívoro' é carne, sangue, veias, músculos, tendões, secreções de vaca, menstruação de galinha e vômito de abelha." 

Sobre a violência nos abatedouros e locais semelhantes

"Vocês acham que os brancos foram bacanas quando trouxeram os negros em navios? Acham que os nazistas foram gentis quando mandaram judeus e ciganos para as câmaras de gás? A violência acontece porque vocês querem comer o que sai do corpo desses animais. 

Vocês não são mais homens e mulheres das cavernas. Vocês não têm o direito de fazer isso com eles. Toda vez que vamos numa fazenda, tem sempre alguém socando, chutando ou esfaqueando algum animal. E mesmo que vocês encontrem uma fazenda onde não exista ninguém chutando e socando ninguém, quando alguém enfia uma faca na garganta de um animal ou coloca uma bala entre seus olhos, como isso não é considerado crueldade?" 




"O pior grito que já ouvi foi de uma vaca mãe em uma fazenda de laticínios, berrando 
e tirando todo o ar de de seus pulmões dia após dia para que seu filho fosse devolvido para ela. 
E eu posso imaginar o grito de desespero que cada mulher nesta sala emitiria se alguém 
roubasse seu filho recém-nascido" (Foto: Free Images)


Saiba mais sobre Gary Yourofsky em seu site: ADAPTT – Animals Deserve Absolute Protection Today and Tomorrow (Animais Merecem Absoluta Proteção Hoje e Amanhã).

Nenhum comentário:

Postar um comentário