Zarathustra, o Gato

Sem pudores, o gatão toma o lugar de uma 
princesa mitológica na pintura "Danaë", de Rembrandt



Por Paulo Furstenau*


"Nosso nome é Zarathustra. Nós somos um gato. De acordo com nossa assistente (denominada pelos ignorantes como nossa 'dona'), Nós somos o melhor gato do mundo. Pela vontade dos deuses, Nós fomos aliviados de Nossos desejos animais, portanto usamos Nossa sesta para reflexões de temas elevados. Somos muito graciosos em Nossos banquetes e também somos amantes das artes. Nossa grande paixão é sentar para os grandes artistas. Apenas os grandes artistas podem apreciar Nosso corpo generoso e alma sublime. O que é Arrte? E como tratá-la? Eis Nossa infindável preocupação.

Nós, Zarathustra, o Gato, resolvemos iluminar a humanidade e gentilmente explicar aos humanos que a arte mais contemporânea pode ser encontrada na internet. Curadores ainda não estão interessados em memes, mas Nós sabemos que isso acontece com todas as novas tendências na arte, instituições de arte são geralmente muito lentas em reagir. No entanto, a arte de rua e o grafite já acharam recentemente o caminho para as galerias e museus. Agora é a vez dos gatos."

Com esse texto, a artista russa Svetlana Petrova abre o FatCatArt (Arte do Gato Gordo), um "site sobre arrte para gatos amantes da arte". Nele, Zarathustra, o Gato, rouba a cena de pinturas feitas por alguns razoáveis pintores humanos, como Salvador Dalí, Botticelli, Chagall etc., além de já estar fazendo suas incursões nos clássicos do cinema - em "Quanto mais quente melhor", o intrépido artista toma o lugar da Marilyn Monroe cantando. 

Nós, da Natureza em Forma, selecionamos aqui algumas de suas telas, antecedidas por suas versões originais - no final desta postagem, você encontra o link para o site e mais arte!




Mona Lisa, Leonardo da Vinci






O nascimento de Vênus, Sandro Botticelli






A liberdade guiando o povo, Eugène Delacroix





O passeio, Marc Chagall






As três graças, Peter Paul Rubens 





Sonho causado pelo voo de uma abelha ao redor de uma romã 
um segundo antes de acordar, Salvador Dalí





Escapando da crítica, Pere Borrell del Caso





As duas Fridas, Frida Kahlo





Madona Sistina (fragmento), Raffaello Sanzio (Rafael)






Vênus ao espelho, Diego Velázquez





A criação de Adão, Michelangelo



Veja mais no FatCatArt!


(Mas saiba que Zarathustra, o Gato, dá mais um recado por lá: "Nós somos reais. Todas as obras de arte neste site são reais. Nenhuma opinião sobre Nós, Nossa arte ou este site jamais abalará Nossa supremacia".)


*Paulo Furstenau é jornalista voluntário da Associação Natureza em Forma

Nenhum comentário:

Postar um comentário